domingo, 17 de agosto de 2008

Made in China

Na sexta-feira, 08/08/2008, às 8h08, em Pequim, na China, aconteceu a festa de abertura dos Jogos Olímpicos. O evento que reuniu 204 países foi emocionante e trabalhou bastante com a tecnologia e as cores. Por esse motivo, as lentes do mundo todo se voltam para esta gigante nação. O assunto é o mais falado não só nas Tvs, jornais, rádios, sites – na mídia em geral, mas também nas faculdades, escolas, ruas, casas ou trabalhos.

Made in China - É comum vermos essas frase no nosso dia a dia, e quando vemos em um produto, ficamos meio que com o pé atrás, não é? Pois eu agora estou completamente com o pé atrás em relação aquele país.

Tive a oportunidade de ler a Revista Enfoque Gospel, que traz a reportagem de capa: A duas faces da China – entre as olimpíadas para os turistas e perseguição aos cristãos. As informações contidas nesta matéria me fizeram pensar bastante! O país mais populoso do mundo, considerado uma das maiores potências mundiais, e os seus vários problemas.




A abertura oficial das Olimpíadas mostrou que foram os chineses que inventaram a pólvora, o papel, a aquarela, os carimbos para a impressão, a seda, entre outras grandes invenções. O país cresceu demais, mas depois desse crescimento estrondoso, veio a pobreza, a revolução e as guerras, mas essa parte eles não mostraram.

A China continua crescendo, e nos últimos 28 anos cresceu como nenhuma outra nação, mas ao mesmo tempo, esse país esconde grandes marcas de pobreza: segundo o Banco Mundial, 200 milhões de chineses vivem com menos de um dólar por dia, o crescimento também trouxe reflexos ambientais, 16 das 20 cidades mais poluídas no mundo estão na China, isso faz dela o segundo maior emissor de gás carbônico (CO2) do planeta.




Mais é claro que para as Olimpíadas eles tentaram mudar esse quadro, né? Plantaram 2,2 milhões de árvores e recuperaram outros 5,3 milhões, mas as mudanças não pararam por ai. Foram gastos 34 bilhões com estádios, ampliações do metrô e aeroporto, e reurbanização de bairros. 12 mil edifícios tiveram as suas fachadas recuperadas e pintadas, e 60 mil táxis estarão circulando com uma nova pintura.



Alem dos 16 mil atletas e 20 mil jornalistas, outros grupos se encontram naquele país. São os evangélicos que aproveitam o evento para promover ações evangelísticas, mas vários obstáculos ainda têm que ser vencidos, como por exemplo, a entrada no país com apenas uma bíblia por pessoa. As bíblias existentes lá não são suficientes, e o governo limita a entrada de exemplares.

De acordo com o jornal China Daily, membros da Associação Católica Patriótica Chinesa (sancionada pelo governo) se “oferecem” para guardar as bíblias de estrangeiros nos hotéis durante os jogos. Todo esse empenho se deve por causa que historicamente, centenas de grupos cristãos aproveitavam durante a realização dos jogos para entrar em países restritos e promover ações evangelísticas. Como os chineses sabem disso e não aprovam, deram inicio a uma campanha maciça de perseguição as igrejas, lideres, associações e missões.




Algumas curiosidades que eu li sobre a China...

* Os chineses são muito supersticiosos, e para eles o numero 4 é azar, por isso nos prédios não tem os andares 4, 14 e 24, e se existem, são bem mais baratos, assim como aparelhos de celulares com esses números... a linha é bem mais em conta. O número 4 para eles é morte e o 8 é sorte, por isso as Olimpíadas se iniciaram no dia 08/08/2008 às 08h08.

* Para eles engolir a saliva faz mal a saúde, então cuspir é a melhor alternativa. Essa cultura não é bem vista pelos ocidentais nas Olimpíadas, por isso, antes do início dos jogos eles receberam um manual de boas maneiras lançado pelo governo, que além das informações, como a punição de sete dólares para quem descumprisse e cuspisse no chão, no manal contia saquinhos para cuspe.

* Eles andam com as partes intimas dos bebês a mostra, lá não há fralda descartável.
ficam a mostra não há fralda descartável

* No interior do pais, se os homens morrem solteiros, têm a sua linhagem comprometida na próxima geração.. isso faz com que algumas famílias consigam um casamento para o defunto, enterrando a mulher junto com ele.

* O comércio chinês funciona 7 dias por semana, nem mesmo universidades, bancos e repartições publicas fecham nos finais de semana.


* Lá, ter o cabelo branco significa que a pessoa está aposentada. Então, mesmo que já velhos, se trabalhar, têm que pintar o cabelo.

* A China é a nação que mais tem violado os direitos humanos no mundo. Ela possui a maior população carcerária do planeta e detém o triste recorde de país que mais executa penas de morte em todo o mundo.



Era para eu ter postado esse texto no dia da abertura dos jogos, mas as informações não paravam de chegar, comecei a me interessar de mais pelo assunto, tive a oportunidade de conhecer um missionário pelo Orkut e me comunicar com ele por scraps.

Ele comentou comigo sobre a terrível tragédia na província de Sichuan, abalada por um terremoto que dizimou mais de 100 mil chineses e deixou mais de 300 mil feridos. Falou também que mesmo com todas as perseguições que a igreja cristã continue, o número de convertidos vem crescendo, graças a Deus. Aproximadamente 6% da população chinesa é evangélica. Ele também me falou do projeto "Bíblias para a China", que é realizado pela JMM, que visa imprimir as Bíblias no próprio país. Estima-se que existam cerca de 50 milhões de cristãos na China sem bíblia. Mesmo com a impressão das Escrituras pela Igreja Oficial (autorizada pelo governo chinês, mas impedida de pregá-la) e ainda com a ajuda de cristãos que enviam bíblias clandestinamente, o total é insuficiente para suprir o trabalho de evangelização no país.

Você que está lendo esse post deve estar pensando: Mas eu não posso fazer nada? Nós podemos ajudar! Como? Adotando uma família. Cada pessoa adota uma família chinesa, presenteando-a com um exemplar da Bíblia. Isso custa apenas 13 reais. Entre no site da JMM e participe deste projeto.



O meu amigo missionário, André, já esteve trabalhando na África, em países luso africanos como Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde, e também no Peru, Bolívia e Chile. Ele também já atuou em diversas organizações missionárias. É formado em Missiologia e Antropologia, passou por especialização em lingüística na Missão ALEM em Brasília, para trabalhar com povos indígenas no norte do nosso país. Olha que exemplo de pessoa! Hoje ele trabalha junto a SBB de São Paulo, apoiando projetos de tradução e distribuição da Bíblia. Vamos orar para que Deus continue usando ele de uma maneira muito especial.

Que Deus abençoe a todos!

*Por Tamyris Araujo

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

“Deus não escolhe os mais capacitados, mas capacita os escolhidos”

A última terça-feira (5) foi um dia muito especial para mim. Embora o susto e o desespero em ver a grande responsabilidade que estava em minhas mãos, glorifiquei ao Senhor e o agradeci imensamente pelo o que Ele fez.

Na faculdade, no dia anterior, eu soube que não teria aula após as 20h20 na terça-feira, mas sim, um show de recepção para o segundo semestre. Não pensei duas vezes e já falei aos meus colegas de sala: “Amanhã não venho, vou aproveitar pra ir ao culto”. E realmente assim fiz.

Na terça-feira, às 19h30 lá eu estava, na casa de Deus, agradecendo por mais um dia de vida, mais um dia de trabalho, mais um dia de saúde e comunhão com os irmãos. Naquele dia tinha poucas pessoas (eu calculo umas 60 aproximadamente) e o tempo informava que logo viria chuva.

Logo que entrei na igreja percebi que o pastor não estava e quem dirigia o culto era o líder dos jovens, nosso irmão Daniel. Estava um culto abençoado. As irmãs louvaram ao Senhor, depois os jovens, outros irmãos também tiveram a oportunidade e oramos bastante. Com certeza o Senhor estava naquele lugar, pois vários de seus adoradores lá estavam reunidos!

No momento da Palavra, o irmão Daniel falou: “Agora, quem irá trazer a mensagem será a nossa irmã Angélica”.

Meu Deus! Eu levei um susto. Olhei pra ele e acho que fiz uma cara de “o que é isso? Como você não me avisa nada? Poxa, nunca preguei!”, olhei pra igreja e falei para o Senhor “Capacita-me, Pai”.

Eu não poderia dizer “não”. Naquele momento logo veio à minha memória duas coisas: Durante a oração, no culto de sábado, uma irmã, usada por Deus, me disse “o Senhor quer te usar, o Senhor quer te usar”, e aquela passagem do livro de Josué “Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo”. Parece que essas duas frases soavam no meu ouvido.

Minhas pernas tremiam, meu coração estava a todo vapor (batia muito!) e fui. Confesso que o susto foi tão grande que não me vinha nada na cabeça que eu pudesse falar. Era uma grande responsabilidade levar a Palavra Dele...

Quando peguei o microfone, a primeira coisa que fiz foi orar. Orei para que o Senhor colocasse na minha boca somente aquilo que fosse Dele, orei para que não fosse eu que falasse, mas que fosse o Senhor, de acordo com a necessidade de cada coração. (Para falar a verdade, minha vontade era ficar orando todos os minutos que eu tinha, rs. Eu estava com o coração na mão, foi uma surpresa muito grande).

Pedi que os irmãos abrissem as Bíblias no Livro de Marcos, capítulo 11, versículos 22 a 24, que diz assim: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”.

Até o momento da leitura eu ainda não sabia o que dizer, mas depois que li, o Senhor colocou no meu coração algo novo. Contei o testemunho da minha conversão, e a partir daquele instante comecei a falar sobre o nosso compromisso de levarmos a palavra Dele na nossa casa, nosso trabalho ou ambiente de estudo.

Comecei falar sobre o desejo que existe no coração de muitos que é ver seus irmãos, seus filhos, pais ou amigos, todos na casa de Deus. Pessoas que estão no mundo e que ainda não abriram as portas do coração para que o Senhor entre e faça a mudança, a transformação.

Algo que o Senhor colocou no meu coração com grande intensidade é sobre aqueles casos em que quando vamos falar de Deus, algumas pessoas nos humilham. “Por mais que essa pessoa não dê liberdade para o Senhor operar, Ele tem poder para trazê-lo para a casa Dele, e não só tirar do mundo, mas usá-lo em Sua obra de uma maneira poderosa”.

Como disse os versículos que eu li, a fé é capaz de fazer qualquer coisa. Basta somente crermos e confiarmos em Deus. A nossa oração não é em vão. Ele realmente escuta. “Precisamos sempre estar em comunhão com o Senhor, orando, jejuando, consagrando a nossa vida, mas não somente isso. Nós precisamos crer verdadeiramente nas promessas que o Senhor tem para as nossas vidas e também para essas pessoas que estão ao nosso redor. Ele é o Deus que tudo pode!”.

Confesso que a pregação não durou muito tempo (pois meu coração estava quase saindo pela boca), mas creio que a mensagem que o Senhor passou para a igreja através de mim irá gerar frutos. A minha parte eu fiz. Aceitei o desafio e a semente foi lançada.

Creio que é mais uma promessa de Deus se cumprindo na minha vida. Há algum tempo uma irmã, orando por mim, foi usada pelo Senhor e disse: “Você será usada como um canal de bênção!”.

As promessas do Pai não são quaisquer palavras, eu creio que Ele ainda tem muito a fazer na minha vida!

“Eis-me aqui Senhor, pra tua Obra!”
Louvado seja o Senhor, Deus maravilhoso e fiel!

* Por Angélica Neri

domingo, 3 de agosto de 2008

Nova página da sua história

Ontem, sábado, fui ao culto da mocidade que foi uma benção. Parece que o culto foi “feito para mim”!

Os louvores me tocaram de uma maneira especial, alguns falaram de tristeza, mas que ELE pode mudar (Pra que, chorar, sofrer, se há um Deus que tudo pode por você – Voz da Verdade), outros que quando ELE passar, tudo vai mudar (não sei quem canta)...foi uma benção!

O hino “Direitos Reservados”, de Eliane Silva, mexeu demais comigo! Que letra! Quem o louvou foi uma moça que canta muito bem, ungida, uma bênção, que também fez toda a diferença... leiam a letra desse hino...

“Deixe o inimigo pensar que ele te venceuDeixe o inimigo pensar que você perdeuAinda que ele diga que teus sonhos chegaram ao fimE que a cova foi a soluçãoQue até mesmo os teus irmãos se esqueceram de tiDeixe o inimigo dizer que você foi vencidoE que você vai ser humilhado na terra do EgitoNão te preocupes meu irmãoSua história tem começo, tem meio e fimProvas vêm pra acrescentar páginas pra você ler e pra contarMas, chega o tempo de Deus escreverNova página na sua históriaMas, chega o tempo de DeusPor um ponto final, dar vitóriaNão tem graça um trono sem antes ouvir sua grande trajetóriaA prisão e a cova são pra aumentar páginas na sua históriaConte que você teve sonhos e não entenderamPor inveja e ciúmes, irmãos te venderamConte que você chorou sofreu na afliçãoConte que você foi traído pelos seus irmãosE sem nada dever foi levado à prisãoE lá foi esquecido sozinho na solidãoMas conte que o rei teve um sonhoE você entendeu e depois de tudo isto foi lembrado por DeusE hoje é o personagem da história de alguém que venceuNada vai matar os sonhos de um fielSua história está registrada, está editadaTem direitos reservados pra DeusNinguém pode usar sua história é plágio, irmãoNão da pra copiar se alegra entãoSe a cova e a fornalha é pra vocêDeus escreveu que você vai vencerO sol, a lua, todos hão de se dobrarDo grande ao pequeno hão de honrarTeus sonhos fazem parte desta linda históriaE os direitos estão reservados lá na glóriaSua vida foi escrita por teu DeusE todos os direitos da sua históriaEstão reservados pra Deus”

Que letra, não é? Ele vai escrever nova página na minha história!!! A palavra também foi uma benção!

O tema foi: “Qual geração você faz parte?”. A pregadora foi da cidade de Guararapes, e pregou muito bem.

Ela ministrou sobre Mateus 12.38-39 - “Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas” , e Salmos 24:1-6 “[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)”

Ela nos mostrou as características de cada geração e citou exemplos de personagens bíblicos em cada uma delas.

A geração má (geração mundana), do livro de Mateus, é a geração daqueles que roubam o tempo de Deus para fazer as suas próprias coisas, ao invés de ler a palavra, lê coisas que não agradam a Deus, ao invés de orar, faz as coisas que não agrada a Ele. Exemplos de pessoas que estiveram nessa geração: Caim- que dava o que sobrava para Deus, Acabe – que adorava a deuses falsos.

A geração de Salmos, é a geração de pessoas escolhidas, que fazem a vontade dEle, que são fieis, sinceras, que o adoram verdadeiramente, que escutam a sua voz, que fazem a sua vontade, que são escolhidas por ELE. Exemplos de personagens bíblicos que fizeram parte dessa geração: Abel – que ofertava o seu melhor para Deus, a Viúva de Naim, que também deu o seu melhor para Ele.

Em que geração você faz parte? Temos que fazer parte da geração dos verdadeiros adoradores, que adoram em espírito e verdade.

Que Deus abençoe a todos de uma maneira especial, e que esse louvor e essa palavra falem em cada coração, assim como falou no meu.

* Por Tamyris Araujo