quinta-feira, 20 de março de 2008



A Páscoa e seu real significado




A Páscoa mais uma vez se aproxima. Mas, afinal, qual o verdadeiro sentido desta data? Embora o seu significado esteja relacionado à famosa presença de “ovos de chocolates” trazidos pelo “coelhinho”, sua real identidade tem um aspecto mais preciso: a ressurreição de Jesus Cristo.

Nesta época, os cristãos se unem em programações diferenciadas. É um momento especial em que eles relembram a crucificação e, ao mesmo tempo, celebram a sua ressurreição. Segundo a Bíblia, depois que o mataram, colocaram seu corpo em um sepulcro e ali permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Mas então, como surgiu essa idéia de coelhos e chocolates para a comemoração da Páscoa? Simples. Os bombons e ovos de páscoa foram criados como mais uma forma de promover o consumismo, estabelecendo-se como tradição pascal. Assim, a data ganhou mais uma comemoração, e hoje em dia, para as pessoas, Páscoa, sem ovo, não é Páscoa.

Uma das justificativas para esta escolha é de que se associou a imagem do coelho a um símbolo de fertilidade. De acordo com alguns especialistas, é provável que o motivo dessa ligação se dê ao fato de que eles são notáveis por sua capacidade de reprodução e como a Páscoa é ressurreição, é também renascimento, e assim, a caracterizam como fertilidade.

Mas será que o consumismo não tem ocupado um espaço maior do que o cristianismo? Vamos refletir para que possamos resgatar o verdadeiro sentido da Páscoa!


* Este próximo texto é de autoria do Pastor Edson Rodrigues, da 1ª Igreja Batista de Auriflama... ele explica bem sobre a Páscoa... vale a pena ler!

“A Páscoa encontra-se descrita em êxodo 12:1-14 e em Levítico 23:4-5. Seu significado é a da redenção que tem a ver com libertação dos escravos. Em seu significado histórico, a Páscoa alude à libertação que Deus concedeu a Seu povo Israel, da escravidão no Egito, relatada no livro de Êxodo.

O termo Páscoa vem do original Hebraico, Pessah, que significa, literalmente "passar sobre", referindo-se ao anjo da morte que, ao ver o sangue do cordeiro nas casas israelitas, dirigia-se a outra, passando sobre ela. Nesta época os escravos eram os israelitas, que não tinham como alcançar sua liberdade, e necessitavam de alguém que fizesse isto por eles. E foi isto que o Senhor fez por Israel. Toda redenção acontece porque um preço é pago. Neste caso, a fiança foi o sangue do cordeiro da Páscoa. Os israelitas foram resgatados da morte e da escravidão egípcia.

O mesmo se passa conosco: o pecado em nossas vidas é tão dominante que somos descritos não só como escravos dele, em Romanos 6:17-18, como também, espiritualmente mortos nele, em Efésios 2:5-6. Em nosso caso também havia a necessidade de que outra pessoa nos libertasse, assim como de que um resgate fosse pago. Jesus Cristo, que sempre celebrou a Festa da Páscoa, naquele ano, ofereceu-se em sacrifício, como o "Cordeiro de Deus", assinalando bem o significado espiritual da Páscoa, ao libertar de seus pecados todo aquele que n'Ele crê.Nós agora pertencemos a Jesus, porque nossa libertação da escravidão de nossos pecados foi paga com Seu sangue. Esta situação é confirmada pela palavra de Deus, em I Coríntios 6:19-20:"Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorifica, pois, a Deus no vosso corpo (e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus)".

Diante destes fatos, deixemos um pouco de lado os ovos de chocolate, e aproveitemos estes dias para refletimos sobre o real significado da páscoa.”


Feliz Páscoa a todos!

1 comentários:

Unknown disse...

ee pessoas .

vcs não para em?!..hehe
Que coisa linda!
Parabéénss
Ah..mas tbm..num era pra menoss..2 jornalistaa.
shausuashasa
perabens msm!


td de bom!

bjOss
té +