domingo, 17 de agosto de 2008

Made in China

Na sexta-feira, 08/08/2008, às 8h08, em Pequim, na China, aconteceu a festa de abertura dos Jogos Olímpicos. O evento que reuniu 204 países foi emocionante e trabalhou bastante com a tecnologia e as cores. Por esse motivo, as lentes do mundo todo se voltam para esta gigante nação. O assunto é o mais falado não só nas Tvs, jornais, rádios, sites – na mídia em geral, mas também nas faculdades, escolas, ruas, casas ou trabalhos.

Made in China - É comum vermos essas frase no nosso dia a dia, e quando vemos em um produto, ficamos meio que com o pé atrás, não é? Pois eu agora estou completamente com o pé atrás em relação aquele país.

Tive a oportunidade de ler a Revista Enfoque Gospel, que traz a reportagem de capa: A duas faces da China – entre as olimpíadas para os turistas e perseguição aos cristãos. As informações contidas nesta matéria me fizeram pensar bastante! O país mais populoso do mundo, considerado uma das maiores potências mundiais, e os seus vários problemas.




A abertura oficial das Olimpíadas mostrou que foram os chineses que inventaram a pólvora, o papel, a aquarela, os carimbos para a impressão, a seda, entre outras grandes invenções. O país cresceu demais, mas depois desse crescimento estrondoso, veio a pobreza, a revolução e as guerras, mas essa parte eles não mostraram.

A China continua crescendo, e nos últimos 28 anos cresceu como nenhuma outra nação, mas ao mesmo tempo, esse país esconde grandes marcas de pobreza: segundo o Banco Mundial, 200 milhões de chineses vivem com menos de um dólar por dia, o crescimento também trouxe reflexos ambientais, 16 das 20 cidades mais poluídas no mundo estão na China, isso faz dela o segundo maior emissor de gás carbônico (CO2) do planeta.




Mais é claro que para as Olimpíadas eles tentaram mudar esse quadro, né? Plantaram 2,2 milhões de árvores e recuperaram outros 5,3 milhões, mas as mudanças não pararam por ai. Foram gastos 34 bilhões com estádios, ampliações do metrô e aeroporto, e reurbanização de bairros. 12 mil edifícios tiveram as suas fachadas recuperadas e pintadas, e 60 mil táxis estarão circulando com uma nova pintura.



Alem dos 16 mil atletas e 20 mil jornalistas, outros grupos se encontram naquele país. São os evangélicos que aproveitam o evento para promover ações evangelísticas, mas vários obstáculos ainda têm que ser vencidos, como por exemplo, a entrada no país com apenas uma bíblia por pessoa. As bíblias existentes lá não são suficientes, e o governo limita a entrada de exemplares.

De acordo com o jornal China Daily, membros da Associação Católica Patriótica Chinesa (sancionada pelo governo) se “oferecem” para guardar as bíblias de estrangeiros nos hotéis durante os jogos. Todo esse empenho se deve por causa que historicamente, centenas de grupos cristãos aproveitavam durante a realização dos jogos para entrar em países restritos e promover ações evangelísticas. Como os chineses sabem disso e não aprovam, deram inicio a uma campanha maciça de perseguição as igrejas, lideres, associações e missões.




Algumas curiosidades que eu li sobre a China...

* Os chineses são muito supersticiosos, e para eles o numero 4 é azar, por isso nos prédios não tem os andares 4, 14 e 24, e se existem, são bem mais baratos, assim como aparelhos de celulares com esses números... a linha é bem mais em conta. O número 4 para eles é morte e o 8 é sorte, por isso as Olimpíadas se iniciaram no dia 08/08/2008 às 08h08.

* Para eles engolir a saliva faz mal a saúde, então cuspir é a melhor alternativa. Essa cultura não é bem vista pelos ocidentais nas Olimpíadas, por isso, antes do início dos jogos eles receberam um manual de boas maneiras lançado pelo governo, que além das informações, como a punição de sete dólares para quem descumprisse e cuspisse no chão, no manal contia saquinhos para cuspe.

* Eles andam com as partes intimas dos bebês a mostra, lá não há fralda descartável.
ficam a mostra não há fralda descartável

* No interior do pais, se os homens morrem solteiros, têm a sua linhagem comprometida na próxima geração.. isso faz com que algumas famílias consigam um casamento para o defunto, enterrando a mulher junto com ele.

* O comércio chinês funciona 7 dias por semana, nem mesmo universidades, bancos e repartições publicas fecham nos finais de semana.


* Lá, ter o cabelo branco significa que a pessoa está aposentada. Então, mesmo que já velhos, se trabalhar, têm que pintar o cabelo.

* A China é a nação que mais tem violado os direitos humanos no mundo. Ela possui a maior população carcerária do planeta e detém o triste recorde de país que mais executa penas de morte em todo o mundo.



Era para eu ter postado esse texto no dia da abertura dos jogos, mas as informações não paravam de chegar, comecei a me interessar de mais pelo assunto, tive a oportunidade de conhecer um missionário pelo Orkut e me comunicar com ele por scraps.

Ele comentou comigo sobre a terrível tragédia na província de Sichuan, abalada por um terremoto que dizimou mais de 100 mil chineses e deixou mais de 300 mil feridos. Falou também que mesmo com todas as perseguições que a igreja cristã continue, o número de convertidos vem crescendo, graças a Deus. Aproximadamente 6% da população chinesa é evangélica. Ele também me falou do projeto "Bíblias para a China", que é realizado pela JMM, que visa imprimir as Bíblias no próprio país. Estima-se que existam cerca de 50 milhões de cristãos na China sem bíblia. Mesmo com a impressão das Escrituras pela Igreja Oficial (autorizada pelo governo chinês, mas impedida de pregá-la) e ainda com a ajuda de cristãos que enviam bíblias clandestinamente, o total é insuficiente para suprir o trabalho de evangelização no país.

Você que está lendo esse post deve estar pensando: Mas eu não posso fazer nada? Nós podemos ajudar! Como? Adotando uma família. Cada pessoa adota uma família chinesa, presenteando-a com um exemplar da Bíblia. Isso custa apenas 13 reais. Entre no site da JMM e participe deste projeto.



O meu amigo missionário, André, já esteve trabalhando na África, em países luso africanos como Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde, e também no Peru, Bolívia e Chile. Ele também já atuou em diversas organizações missionárias. É formado em Missiologia e Antropologia, passou por especialização em lingüística na Missão ALEM em Brasília, para trabalhar com povos indígenas no norte do nosso país. Olha que exemplo de pessoa! Hoje ele trabalha junto a SBB de São Paulo, apoiando projetos de tradução e distribuição da Bíblia. Vamos orar para que Deus continue usando ele de uma maneira muito especial.

Que Deus abençoe a todos!

*Por Tamyris Araujo

5 comentários:

Anônimo disse...

passando pra falar que fiquei muito chocado...aff²

cuspir, ao invés de engolir a saliva é a paior

hahahahhaa

muito interessante esse tema


bjãão pro Cs

Angélica Neri disse...

Parabéns pelo post, Tamyris!
Realmente, muito contraditória essa "fama" que a China possui. Hoje, sendo o "centro das atenções" devido às Olimpíadas, mas que, na verdade, cai no esquecimento das pessoas quando se trata da sua carência pela palavra de VIDA.

É preciso que mais e mais pessoas se levantem para a obra e reconheçam que tem muuuuuita gente precisando conhecer o Deus Altíssimo. É aquela história né? "Como ouvirão se não há quem pregue? como pregar se ninguém se dispõe a ir? como crerão naqueles
de quem nada ouviram?"

Precisamos pertencer a geração que diz "Eis-me aqui, senhor, eis-me aqui, eu vou". Que a chama do desejo em anunciar o evangelho esteja acesa em todos os corações! Que Deus nos abençoe...

Anônimo disse...

realmente... qse tudo neste mundo tem as suas duas faces..
temos um mundo dividido entre Bem X Mal.. e isso todos sabem, mas mtos fecham os olhos pra isso..
com a China tb não é diferente de um lado o glamur das olimpiadas
e do outro faces ocultas como esta que citou....
Mto bem elaborado esse post...
Parabéns...
Deus abençõe mto@@

Nathália Bragalda disse...

Oie
Muito fera meninas.... continuem assim, Jesus vai recompensar muito vcsm, e ja está recompensando,com essa pessoa maravilhosa que voces são! bjo

Anônimo disse...

Oie ..
Tha primeiramente gostaria e de parabenizar pelo blog esta lindoo
PARABENS !!

O assunto que vc abordou eh interresantissimo .Ameii

Bjo